Buscando capitalizar o sucesso viral do ChatGPT, a OpenAI anunciou hoje o lançamento do ChatGPT Enterprise, uma edição focada em negócios do aplicativo de chatbot alimentado por IA da empresa.
O ChatGPT Enterprise, que a OpenAI provocou pela primeira vez em uma postagem de blog no início deste ano, pode executar as mesmas tarefas que o ChatGPT, como escrever e-mails, redigir ensaios e depurar código de computador. Mas a nova oferta também adiciona recursos de privacidade e análise de dados de “nível empresarial” além do ChatGPT de baunilha, bem como opções aprimoradas de desempenho e personalização.
Isso coloca o ChatGPT Enterprise no mesmo nível, em termos de recursos, com o Bing Chat Enterprise, a versão recém-lançada da Microsoft em um serviço de chatbot voltado para empresas.
“Hoje marca mais um passo em direção a um assistente de IA para o trabalho que ajuda em qualquer tarefa, protege os dados da sua empresa e é personalizado para sua organização“, escreve a OpenAI em seu blog. “As empresas interessadas no ChatGPT Enterprise devem entrar em contato conosco. Embora não estejamos divulgando preços, isso dependerá do uso e dos casos de uso de cada empresa.“
O ChatGPT Enterprise fornece um novo console de administração com ferramentas para gerenciar como os funcionários de uma organização usam o ChatGPT, incluindo integrações para acesso único, verificação de domínio e um painel com estatísticas de uso. Os modelos de conversa compartilháveis permitem que os funcionários criem fluxos de trabalho internos aproveitando o ChatGPT, enquanto os créditos para a plataforma de API da OpenAI permitem que as empresas criem soluções totalmente personalizadas com ChatGPT, se quiserem.
O ChatGPT Enterprise, além disso, vem com acesso ilimitado à Análise Avançada de Dados, o recurso do ChatGPT anteriormente conhecido como Code Interpreter, que permite ao ChatGPT analisar dados, criar gráficos, resolver problemas matemáticos e muito mais, inclusive a partir de arquivos carregados. Por exemplo, você escreve uma solicitação ao ChatGPT, conhecido como “Prompt”, como “Diga-me o que é interessante sobre esses dados“, o recurso de Análise Avançada de Dados do ChatGPT pode examinar os dados — informações financeiras, de saúde ou de localização, por exemplo — para gerar insights.
Anteriormente, a Análise Avançada de Dados estava disponível apenas para assinantes do ChatGPT Plus, o nível premium de US$ 20 por mês dos aplicativos móveis e web do ChatGPT para consumidores. Para ser claro, o ChatGPT Plus está se mantendo — a OpenAI vê o ChatGPT Enterprise como complementar a ele, diz a empresa.
O ChatGPT Enterprise é alimentado pelo GPT-4, o principal modelo de IA da OpenAI, assim como o ChatGPT Plus. Mas os clientes do ChatGPT Enterprise têm acesso prioritário ao GPT-4, oferecendo desempenho duas vezes mais rápido que o GPT-4 padrão e com uma janela de contexto expandida de 32.000 tokens (~25.000 palavras).
A janela de contexto refere-se ao texto que o modelo considera antes de gerar texto adicional, enquanto os tokens representam texto bruto (por exemplo, a palavra “fantástico” seria dividida nos tokens “fan”, “tas”, “ti” e “co”). De um modo geral, modelos com grandes janelas de contexto são menos propensos a “esquecer” o conteúdo de conversas recentes.
A OpenAI – sem dúvida tentando acalmar os temores das empresas que restringiram seus funcionários de usar a versão de consumidor do ChatGPT – enfatiza que não treinará modelos sobre dados corporativos enviados ao ChatGPT Enterprise ou quaisquer dados de uso e que todas as conversas com o ChatGPT Enterprise são criptografadas.
“Acreditamos que a IA pode ajudar e elevar todos os aspectos de nossas vidas profissionais e tornar as equipes mais criativas e produtivas“, escreve a OpenAI no post.
A OpenAI afirma que há um grande interesse das empresas em um ChatGPT focado na empresa, alegando que o ChatGPT, um dos aplicativos de consumo de crescimento mais rápido da história, foi adotado por equipes em mais de 80% das empresas da Fortune 500.
Mas não está claro se o ChatGPT tem poder de permanência.
De acordo com a empresa de análise Similarweb, o tráfego do ChatGPT caiu 9,7% globalmente de maio a junho, enquanto o tempo médio gasto no aplicativo web caiu 8,5%. A queda pode ser devido ao lançamento do aplicativo ChatGPT da OpenAI para iOS e Android – e férias de verão (ou seja, menos crianças recorrendo ao ChatGPT para obter ajuda na lição de casa). Mas não seria surpreendente se o aumento da concorrência estivesse também impactando essa queda.
A OpenAI está sob pressão para monetizar a ferramenta independentemente disso.
A empresa teria gasto mais de US$ 540 milhões no ano passado para desenvolver o ChatGPT, incluindo fundos que usou para caçar talentos de empresas como o Google, de acordo com o The Information. E de acordo com algumas estimativas, o ChatGPT está custando a OpenAI USD700.000, cerca de mais de 3,4 milhões de Reais por dia para ser executado.
No entanto, a OpenAI faturou apenas US$ 30 milhões em 2022.
O CEO Sam Altman teria dito aos investidores que a empresa pretende aumentar esse valor para US$ 200 milhões este ano e US$ 1 bilhão no ano que vem, e ele provavelmente está inserindo o ChatGPT Enterprise nesses planos.
A OpenAI diz que seus planos futuros para o ChatGPT Enterprise incluem uma oferta ChatGPT Business para equipes menores, permitindo que as empresas conectem aplicativos ao ChatGPT Enterprise, versões “mais poderosas” e de “nível empresarial” de Análise Avançada de Dados e navegação na web, e ferramentas projetadas para analistas de dados, profissionais de Marketing e suporte ao cliente.
“Estamos ansiosos para compartilhar um roteiro ainda mais detalhado com clientes em potencial e continuar a evoluir o ChatGPT Enterprise com base em seu feedback”, escreve a OpenAI.
